Páginas

sexta-feira, 26 de maio de 2017

PONTO DE CULTURA DA QUIXABA A QUIXABEIRA REALIZA AULA PÚBLICA DE SAMBA DE RODA NO MERCADO DE ARTE POPULAR



Neste sábado (27), no Mercado de Arte, em Feira de Santana, às 11h, será realizada uma aula pública gratuita de samba de roda para a comunidade feirense e demais interessados. A ação faz parte do projeto Da Quixaba a Quixabeira: Samba, Cultura afro-descendente e Desenvolvimento Sustentável na Matinha, da Associação Cultural Coleirinho da Bahia, conveniado com a Secretaria de Cultura da Bahia e Ministério da Cultura como Ponto de Cultura.
O objetivo é apresentar o resultado da oficina de samba de roda que vem sendo conduzida por Apolinária das Virgens Oliveira, mais conhecida como Dona Chica do Pandeiro, integrante e matriarca do grupo de samba Quixabeira da Matinha. Desde julho de 2016, a formação na área de samba através do projeto “Da Quixaba a Quixabeira: Samba, Cultura afro-descendente e Desenvolvimento Sustentável na Matinha” vem sendo promovida com jovens e crianças de Feira de Santana, sendo que a maioria reside no distrito da Matinha. A intenção é perpetuar para novas gerações a importância da manutenção do samba de roda, principalmente, o que é oriundo da zona rural e que traz uma identidade mais próxima ao sertão baiano.
Esta será a terceira aula pública, carinhosamente intitulada pela equipe do projeto de “Aulão” a ser desenvolvida em Feira de Santana. A 1 e a 2 aulas foram realizadas no Distrito da Matinha, sendo que a 1 foi executada na sede da Associação Cultural Coleirinho da Bahia, contando também com a presença da TV Subaé e a 2 aula na Escola Municipal Rosa Maria Espiridião Leite, que teve a participação de alunos, professores, diretores e familiares.

SOBRE O PROJETO
O projeto da Da Quixaba a Quixabeira: Samba, Cultura afro-descendente e Desenvolvimento Sustentável na Matinha”, é conduzido pela Associação Cultural Coleirinho da Bahia e recebe apoio financeiro da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-Ba) e Ministério da Cultura (MINC). O projeto foi contemplado no edital de Pontos de Cultura no ano de 2009 e possui como atividades previstas realização de oficinas gratuitas nas áreas de música (percussão, violão, cavaquinho), capoeira e dança (samba de roda). As ações do projeto são abertas e voltadas para públicos de faixas etárias diversas, mas a intenção é atingir prioritariamente pessoas residentes no distrito da Matinha. As aulas foram inauguradas em julho de 2016, sendo que o encerramento do 1 ano do projeto se dará em junho deste ano. Ainda existirão mais 02 anos de continuidade da proposta que preza pela valorização da cultura afro-descendente através do samba de roda rural.

Assessoria de comunicação ACCB
Tel: 75 98105-4689/ e-mail: accbmafsa@gmail.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário