O Projeto

Projeto: Da Quixaba a Quixabeira: Samba, Cultura Afro-Descente e Desenvolvimento Sustentável na Matinha 

Ponto de Cultura
MINISTÉRIO DA CULTURA
SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DA BAHIA
PROGRAMA CULTURA VIVA NO ESTADO DA BAHIA

O QUE É?

O projeto "Da Quixaba a Quixabeira: samba, cultura afro-descente e desenvolvimento sustentável na Matinha" visa divulgar e valorizar a cultura popular da Bahia, a partir da afirmação étnico-cultural presente no samba de roda e suas vertentes (dança, música, cânticos, vestimentas, etc). Além disso, o projeto propõe ações para valorização e apoio a grupos culturais residentes da Matinha e para a manutenção sócio-ambiental da região. O projeto em questão está estruturado a partir das seguintes etapas, FORMAÇÃO ARTÍSTICA, APOIO A GRUPOS RESIDENTES, CULTURA E IDENTIDADE e CULTURA E MEIO AMBIENTE. É importante citar que apesar da divisão em etapas, cada uma delas estará sempre relacionada ao aspecto geral da proposta que é a valorização da cultura popular presente no samba de roda, a partir da afirmação étnico-cultural do povo da Matinha. A seguir, segue detalhamento de cada etapa:

A) FORMAÇÃO ARTÍSTICA
Nesta etapa ocorrerão oficinas diretamente relacionadas as expressões artísticas da música e das artes visuais. O objetivo dessa etapa é formar e/ou, aperfeiçoar as aptidões artísticas dos participantes do projeto, aqui ocorrerão as seguintes oficinas: MUSICA (cavaquinho; violão; percussão); e ARTES (pintura em tecido).

B) APOIO A GRUPOS RESIDENTES
Nesta etapa ocorrerão oficinas em parceria com outros grupos residentes no distrito da Matinha que possuem ações continuadas para os moradores. O objetivo é apoiar entidades que vem executando propostas focadas na localidade e que permitem a população da Matinha o usufruto da tradição local e do entretenimento. Além disso, ajudar entidades para uma melhor formação e organização, a partir de uma vivencia temporária com a Associação. As oficinas serão de: Capoeira; Quadrilha Junina;e Maculelê.

C) CULTURA E IDENTIDADE
Nesta etapa ocorrerá oficina de Samba de roda e intercâmbio com grupos de samba ("Ressaltar" e "Quixabeira da Matinha dos Pretos") e conversas com Mestres de Samba de Roda (seminários e mostra de samba). O objetivo é reforçar nos participantes e na comunidade, a conscientização e valorização do contexto sócio-cultural da Matinha, frisando a partir da identidade étnico-cultural, aumentando a auto-estima do público direto e indiretamente atendido pelo projeto.

D) CULTURA E MEIO AMBIENTE
Nesta etapa serão realizadas oficinas e ações de preservação do meio ambiente, também a serem enfatizadas a partir do contexto indentitário relacionado a instauração da responsabilidade sócio-ambiental. Assim, haverá na etapa: oficina com material reciclado; exposição e comercialização de produtos derivados da oficina.

SOBRE AS OFICINAS E O FUNCIONAMENTO:
O projeto abriga oficinas de: Violão e cavaquinho; Percussão; Capoeira e Maculelê; Samba de Roda; Pintura; Quadrilha Junina; Material Reciclado; Audiovisual; e Redes Sociais
As  oficinas serão ministradas ao longo de três anos de forma gratuita, para faixas etárias e gêneros variados. Acontecerão do seguinte modo:

  • ANO I - Oficinas ministradas: Violão e cavaquinho; Percussão; Capoeira e Maculelê; Samba de Roda
  • ANO 2 - Oficinas ministradas: Samba de Roda; Percussão; e Violão e cavaquinho; Pintura; Quadrilha Junina; Audiovisual; e Redes Sociais
  • ANO 3 - Oficinas ministradas: Pintura; Material Reciclado; Samba de Roda; e Percussão
Os horários e dias de realização das oficinas variarão conforme a categoria. Para maiores informações ligue para 98105-4689, ou envie um e-mail para accbmafsa@gmail.com

POR QUE OPTAMOS EM REALIZAR O PROJETO?
A Associação Cultural Coleirinho da Bahia é o espaço que abriga e socializa um grande valor cultural na constituição indenitária das pessoas do distrito da Matinha. Historicamente, o samba foi, e continua sendo, um elemento marcante da identidade negra afro-brasileira e que com o tempo tornou-se um valioso objeto da indústria cultural do comércio transatlântico entre a África e as Américas. Portanto, quando se pensa no fortalecimento da identidade e da cultura negra em Feira de Santana, consideramos importante destacar o samba, como forte elemento da africanidade ancestral na cultura do Brasil. Por isso, a instituição inscreveu o projeto nesse edital, para possibilitar ao povo da Matinha um maior reconhecimento e aumento de possibilidades de formação para continuidade do samba, mas sobretudo do aspecto sócio-cultural de valorização e preservação de uma memória indenitária a ser continuada e respeitada.

O que a Associação Cultural Coleirinho da Bahia valoriza e produz é a manifestação cultural presente na expressão do povo da roça, com vestígios e marcas herdadas de quilombolas que ainda se expressam e se afirmam enquanto povo da "Matinha dos Pretos". A cultura do samba de roda está presente nos 17 municípios do Portal do Sertão e a associação vem realizando atividades de preservação e memória dessa cultura eminentemente popular, de modo a ser continuada pelas próximas gerações. A Lei Orgânica de Cultura da Bahia prevê ações de resgate, valorização e manutenção também para o segmento da cultura popular, portanto, o Governo do Estado deve apoiar essa proposta para que haja uma maior ampliação, respaldo e continuidade de ações que divulgam, afirmam e conscientizam novos, jovens e velhos sambadores.

NOSSA EQUIPE DE GESTÃO

Galdino Oliveira Souza 
(Guda Moreno) - Responsável
Legal do projeto e colaborador de 
coordenação

Queila Almeida
Auxiliar de coordenação



Nenhum comentário:

Postar um comentário