terça-feira, 4 de outubro de 2016

ATIVIDADES PREVISTAS PARA CONVÊNIO DE PONTO DE CULTURA ATRAVÉS DA ACCB SÃO INICIADAS



A Associação Cultural Coleirinho da Bahia (ACCB), a mesma que sedia o grupo de samba de roda feirense Quixabeira da Matinha, liderado por Guda Moreno, iniciou suas atividades em agosto deste ano; atividades previstas no projeto denominado: Da Quixaba a Quixabeira: Samba, Cultura Afro-Descente e Desenvolvimento Sustentável na Matinha aprovado no edital Pontos de Cultura da Bahia edição 2014. A proposta é fruto de um convenio entre o Ministério da Cultura, através do programa Mais Cultura e a Secretaria de Cultura da Bahia. 
Serão três anos de atividades continuadas na área de Patrimônio Cultural, fomentando principalmente a cultura do samba de roda e a identidade quilombola da comunidade da Matinha dos Pretos. As ações previstas visam divulgar e valorizar a cultura popular da Bahia, a partir da afirmação étnico-cultural presente no samba de roda e suas vertentes (dança, música, cânticos, vestimentas, etc). 
A associação oferece na sede localizada no povoado da Matinha, oficinas gratuitas em Violão e cavaquinho; Percussão; Capoeira e Maculelê; e Samba de Roda e já conta com turmas lotadas.
O projeto contará também com a realização de um seminário temático que abordará a importância do samba de roda enquanto Patrimônio Imaterial, o qual terá a participação de mestres e mestras sambadores(as), além de pesquisadores da área; o seminário está previsto para ser realizado em novembro, mês no qual se comemora nacionalmente o samba de roda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário