terça-feira, 20 de março de 2018

ENCONTRO DE PONTOS DE CULTURA NA MATINHA

No sábado (17), o Ponto de Cultura "Da Quixaba a Quixabeira", da Associação Cultural Coleirinho da Bahia, recebeu o Ponto de Cultura "Cultura Popular é Show", da comunidade São Nicolau, de Santa Barbara. Tratou-se de um encontro proposto para compartilhamento de experiências e saberes da cultura popular derivada em distritos da zona rural do interior da Bahia. Na ocasião, foram apresentadas as expressões: samba de roda, desenvolvido na Matinha, além da dança e os cânticos da farinhada e dos encaretados, desenvolvidos em São Nicolau.

Compareceram ao encontro 100 pessoas das duas localidades, dentre crianças, jovens, adultos e idosos. A receptividade foi iniciada com os alunos do curso de violão do projeto "Da Quixaba a Quixabeira" que apresentaram versões instrumentais de músicas do circuito popular. Em seguida houve um bate-papo entre os representantes dos dois pontos de cultura, no sentido de apresentarem as suas propostas e objetivos. Como de costume na comunidade da Matinha, não poderia faltar o trajeto pelas plantações e casa da farinha, finalizando é claro, com o bom e tradicional samba conduzido pela mestra Dona Chica do pandeiro!
Os organizadores deste intercâmbio foram unânimes quanto aos sentimentos de orgulho e de felicidade de fazerem parte da identidade sertaneja rural do interior da Bahia, cultivada pela cultura popular. Como resultado, além da satisfação dos públicos das comunidades atendidas, ficou o embrião para parceria de projetos futuros entre os pontos de cultura da Matinha e de São Nicolau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário